No teste final, pedi, como produção de texto, uma reflexão sobre a sua aprendizagem na Língua Portuguesa, em forma epistolar...
Sem outro objectivo que não seja a divulgação dos escritos e fazer reflectir sobre o que cada um/a escreveu, aqui serão postados os textos, à medida que conseguir passá-los para este suporte. Pensar sobre o que se escreveu, é um processo enriquecedor para ambas as partes, alunos e professora...
Mirandela, 02/06/11
Querida professora
Estes anos que estivemos consigo aprenderam bastante. A senhora ajudou-me nos conteúdos gramaticais em que tinha mais dificuldades, na produção de texto … A professora ensinou-me as regras de escrita e a realizar vários exercícios do Funcionamento da Língua. Ajudou-me a compreender a matéria que não consegui meter na cabeça na escola primária. Eu encaixei tudo o que a professora Odete me ensinou e o que você me quis ensinar também. Mas a falar a sério, nestes anos que estive consigo ajudou-me bastante.
No primeiro ano tirei tudo 4 na pauta em todos os períodos. Mas para que esforcei-me muito.
No segundo ano empenhei-me mais consigo e então no 2º período tirei um 5.
Agora vou-lhe explicar os métodos que utilizei para estudar português. Antes das provas de aferição, a mina mãe comprou-me um livro com as provas de 2008,2009 e 2010;esse livro ajudou-me bastante até lá. Eu estudava bem o que estava escrito no livro de português, valorizei todas as palavras lá escritas. Também estudei os sumários e registos no caderno diário.
Com muitos cumprimentos, Daniel ..................Ao longo de todos estes anos, percebi que estudar apenas 10 minutos ou 30, não é o ideal mas 2 ou 3 horas, no mínimo, já é ideal. Não quero ser uma daquelas meninas que não faz outra coisa sem ser estudar, mas sim uma menina que quer viver, descobrir novas vivências, viver aventuras, mas sem parar de estudar.
Nestes dois anos aprendi um montão de coisas mas uma das que eu acho mais importantes é que não é só brincar, não é só jogar, correr, não é só televisão , nem computador (o computador nunca foi uma das coisas a que eu me agarre muito, nem que goste muito), mas , por exemplo, da televisão sempre gostei muito, mas nunca deixei de fazer nada por ela (sem ser ir ao café com os meus avós). Bem, continuando, a professora Odete fez-me ver como a Língua Portuguesa é divertida! Muita gente diz que a Língua Portuguesa é uma seca, até eu já disse há dois anos atrás mas a professora dá aulas de uma maneira apaixonada, encantada para nós e assim ajudou-me a perceber a importância da Língua Portuguesa.
Obrigada, Professora Odete . (Ana Margarida)
Olá avó!
Avó, passados dois anos de escolaridade vou dizer o que aprendi. Aprendi muita coisa, a melhorar, a estrutura da voz, comecei a ler mais alto e melhor. A professora ajudou-me bastante, ajudou-me a lutar contra as minhas dúvidas e a pôr malas à porta. Comecei a ter mais ideias, quase todos os dias inventava textos, porque já sabia onde enterrar a pontuação e como juntaras ideias umas às outras para darem sentido. O carinho da professora também ajudou bastante, porque quando ela explicava e nós não percebíamos ou não entendíamos, a professora não se importava de explicar mais uma, duas, três vezes e se fosse necessário quatro uo cinco. Esta aventura prece não ter fim, nos intervalos também eram aventuras mas só muito menos tempo. Nessas aventuras, eu e a Lúcia rimo-nos imenso a contarmos coisas uma à outra. Foi muito bom. Para mim está a ser melhor o 6.º ano porque no 5.º ainda não conhecia bem os meus colegas, todos engraçados. (Ana Rita)
No meu primeiro período do 6.º ano, começámos logo a estudar para as grandes e decisivas provas de aferição. Depois de vermos os verbos, as classes e subclasses das palavras, pronomes, advérbios e preposições, lá fomos nós naquele dia bem preparados para fazer a prova.
Logo depois da prova, começámos a ler o livro “Ulisses, história cheia de acção e história grega. Logo depois, fizemos a compreensão do texto da obra. Dias após, começámos a ler o “Principezinho” e já vamos a meio do livro. Também de certeza que teremos interpretação. Dias depois tivemos que estudar para um grande teste feito pela nossa professora, que lançou há pouco tempo o seu livro “Em Suspenso” que só tem poesia. Eu já o comecei a ler e é muito giro. Mas agora tenho de me despedir...Até outro dia!
António Luís Querida professora de Língua Portuguesa, Odete Ferreira
Muito obrigado pelo seu desempenho, empenho, dedicação, amor; em tudo que nos ajudou, muito obrigado, uma vez mais.
Graças a si, eu aprendi imensa coisa que eu nunca cheguei a saber o que era. Graças a si., descobri um novo mundo de Língua Portuguesa, a de ensino, como a nível de literatura, como o “Ulisses”, de que nunca tinha ouvido falar, mas graças a si já o conheço.
O “Principezinho”, mais uma obra desconhecida. Já tinha ouvido falar mas nunca tive tempo para o ler, mas finalmente tive consigo.
Toda a informação explícita que sei aprendi consigo.
Pode haver pessoas que não sabem, mas a senhora é uma grande professora, tem o seu próprio método para ensinar e eu aceito isso.
Por isso eu digo: muito, ma muito obrigado. (Francisco Camilo)
Com a minha professora de Português eu aprendi muito e fiz muitos trabalhos que lhe agradaram bastante.
Primeiro, foi no 5.º ano, quando dávamos boas gargalhadas quando contávamos algumas histórias e tentávamos adivinhar algumas adivinhas que a professora nos propunha.
Quando lia as histórias, parecia que estava a ensaiar para uma peça de teatro. A corrigir os exercícios, esclarecia os nossos erros ou dificuldades.
Agora, no 6.º ano, aprendemos matéria nova e mais difícil, pois a dificuldade vai aumentando de ano para ano.
Nos testes tentávamos dar o melhor, escrevendo o que nos ia na cabeça e, depois, quando a professora os corrigia fazia as críticas sobre os textos que nós tínhamos escrito.
Na aula, às vezes, enervava-se com todos. Pediamos-lhe desculpa, sendo um hábito para um professor. Por tudo isto, agradecemos-llhe, por nos ter aturado estes dois anos e nos ter tornado melhores alunos a Português e a traçar objectivos. Obrigado.
O seu aluno
Francisco Carrazedo
Cara professora
Ao longo destes dois anos, aprendi conteúdos da Língua Portuguesa que nunca pensei que existissem, assim como também descobri novas técnicas para estudar a matéria.
No princípio do 5.º ano, começámos por estudar as coisas básicas, como ditongos, sílabas, o abecedário... Depois começámos a dar os nomes e as suas subclasses, seguidos pelos tempos e modos dos verbos. Acabámos com essa matéria, fomos para os tipos e formas de frase, tipo de textos... Apesar de trabalharmos toda esta matéria, não terminámos o manual do 5.º ano ( o mesmo não se pode dizer do de 6.º ano).
No ano seguinte dávamos muita mais gramática. Como vinham a caminho as provas de aferição, revimos os nomes, verbos, adjectivos, pronomes e determinantes. Também demos a nova matéria como os advérbios, as conjunções, as preposições e as a conjugação pronominal ( que par mim foi a mais difícil), até chegarmos aqui, ao último teste, que vai avaliar tudo o que aprendemos com a professora e os manuais. A minha mão já está a ficar aliviada depois de dois anos de trabalho.
Adeus e boas férias, professora.
Com bons agradecimentos
Hugo Maçaira
Para : Professora
De: Inês Beatriz
Ao longo desta viagem (ou aventura) eu conheci-me melhor, dei conta da pessoa que estava dentro de mim.
Isto é a melhor coisa que me podia ter acontecido: ter uma professora que sabe um pouco de tudo, eu adoro-a ouvir falar, é um encanto!
Quando cheguei ao ciclo, eu ainda tinha muitas dúvidas, principalmente na parte dos verbos, hoje ainda tenho mas já sei alguma coisa. Explica tudo muito bem. Quando começamos a dar os pronomes eu disse a mim mesma “já estou lixada” mas, na realidade, não foi tudo como eu estava a pensar, não podemos encarar as coisas como monstros sem as conhecer.
Vou ser sincera: às vezes eu fico muito em baixo, porque penso que não valho nada. Quando isso acontece eu agarro-me aos livros de Língua Portuguesa e ponho-me a gritar com os pronomes, verbos…Acha que sou maluca?
Foi uma grande ajuda, nunca tinha tido assim uma professora, é incrível como consegue estar em 2 sítios ao mesmo tempo.
Eu prometo que para o ano vou-me dar melhor com os verbos…
Que grande aventura!!!
Beijinhos.
Inês
Sra Professora
Eu escrevo esta carta para dizer o quanto me diverti ao longo do ano.
Durante este ano passei por diversos momentos, alguns divertidos. Outros aborrecidos e também de sufoco.
Mas tenho a dizer que gostei muito e que foi uma grande experiência que passei.
Fiz grandes amigos; com estes novos colegas, com uns passei mais tempo, com outros menos, mas há sempre aqueles especiais.
Da professora não tive queixas, quando ralhava, ralhava mesmo (não tinha papas na língua), mas sempre tínhamos aulas divertidas e muito bem aproveitadas.
Tenho a dizer que gostei, agradeço à professora por me ter aturado durante este tempo.
Tenho a dizer que não mude a maneira de dar aulas.
E despeço-me com esta carta.
Jaridson
Eu gosto muito das aulas da professora Odete.
As aulas dela são muito “fixes”, nunca tive assim aulas.
Sempre que chego atrasado a professora começa logo a mandar vir comigo, mas é para meu bem.
Trabalhámos, também tivemos um espacinho para brincar.
Vou ter imensas saudades das aulas da professora Odete. (João Carlos)
Sra Professora e autora
Esta carta vai ser escrita com tudo o que a professora de Língua Portuguesa me ensinou. Foi imenso não só a nível de Português, parecia que nos dava lições de vida, pelo menos para mim parecia-me isso.
A professora começou-nos a meter-nos um puzzle na cabeça para nós sabermos construir, como se fosse um jogo de Língua Portuguesa. Leitura, Gramática…
Agradeço-lhe muito por estes 2 anos de trabalho, que agora chegaram ao fim. Tive a honra de trabalhar consigo pois não é qualquer um que tem uma professora famosíssima com os seus poemas. Obrigado.
João Pedro
Para: Professora Odete Ferreira
De: Jorge
Eu durante o ano fiz muita coisa, dei muita matéria e por isso a minha disciplina preferida é Língua Portuguesa. Nós demos os advérbios, os adjectivos e também fizemos poemas com a professora.
Brincámos com as palavras, com a professora e fizemos muitas mais coisas. Um dia tirámos uma fotografia no campo uns em cima do e outros em baixo.
Eu gostei muito deste ano porque a professora é bué fixe. Ainda bem que a conheci porque ela explica muito bem as coisas e se não entendemos, ela volta a explicar as coisas quantas vezes for preciso, até nós entendermos.
A professora Odete Ferreira sempre foi espectacular, também nos ensinou a fazer textos e explicou-nos como brincar com as palavras e também como fazer poemas.
Este ano para mim foi espectacular porque conheci mais professores e mais alunos que agora são meus colegas, apesar de ser um bocadinho difícil porque tivemos que fazer as provas de aferição e aturar os professores, menos o professora Odete Ferreira.
O que eu aprendi
No 5.º ano foi muito difícil, não conhecia a minha professor de lado nenhum, tinha que me habituar aos métodos de aprendizagem dela. Mas sinceramente tenho que admitir que foi uma óptima professor. E espero que seja sempre assim. Eu aprendi com a professora a dar menos erros, a desenvolver o vocabulário e a não estar sempre a repetir e, e, e. em vez de dizer isso, acrescento uma vírgula, claro também outras possibilidades. É pena que até agora ainda continuo com a mesma caligrafia, por msis que me esforce não a consigo mudar. No 6.º ano a maior parte da matéria foi revisão da do 5.º ano e da primária. Eu tenho mais dificuldade nessa, principalmente nos verbos. Mas como a professora diz: “ Tem que se decorar os tempos verbais, é como a tabuada, tem que se decorar.”
Português é a minha 2.ª disciplina favorita, graças à professora Odete Ferreira, porque gosto principalmente como dá as aulas e cativa os alunos, eu é que me deito um pouco tarde e estou sempre a bocejar nas aulas.
Quando a professora lê os poemas dela, não sei sinceramente onde vai buscar aquelas palavras. A professora tem jeito! (Lúcia)
Para: Professora de Português
De: Nikita Ferreira
Olá! Querida professora
Mando-lhe esta carta para lhe agradecer tudo o que fez e ensinou durante estes dois anos. Por vezes era uma aluna aplicada, mas também muito faladora. Espero encontrá-la num futuro próximo e poder agradecer-lhe pelo seu trabalho. É uma excelente professora, é divertida, alegre, tem maneiras óptimas para ensinar e também é exigente.
É também uma óptima escritora, desejo-lhe muita sorte para a área da poesia. Nunca me esqueço de uma aula que adorei, foi uma quinta-feira, em Fevereiro, se não me engano até fiz um comentário no seu Hi5.
Aprendi coisas extraordinárias consigo.
Bem…Agora despeço-me, deixando boa sorte para si e a sua carreira como poeta e professora.
Beijos para si. Obrigada, espero encontrá-la num futuro próximo.
Adeus e muitos abraços.
Para: Professora Odete Ferreira
Eu gostei do ano que passei consigo. Gostei da professora porque, quando eu estava distraído, a professora atirava com a caneta para ficarmos com atenção.
Explica a matéria 2 ou 3 vezes para nós percebermos. A professora ensinava e esclarecia bem as dúvidas que eu ou os outros colegas tínhamos. Sei que no liceu não vou ter uma professora assim como a senhora. Eu gostava que a professora fosse nossa no liceu porque com a senhora percebíamos logo a matéria e eu vou ficar com saudades. As suas aulas eram muito divertidas porque tínhamos de perceber a matéria toda e eu vou ter muitas saudades suas.
Com muitas saudades. O seu aluno,
Ricardo
Sra Professora Odete Ferreira
A senhora ajudou-me estes dois anos, foi como uma aventura, não conheço melhor professora, ajudou-me quando precisava e eu agradeço-lhe muito. Mas, no próximo ano, a nossa turma já não fica cá, vamos para um nível mais avançado.
Podia ser a nossa professora até ao décimo segundo ano; com a inteligência que tem até conseguia dar aulas na universidade, já para não falar no sucesso que fez com o livro que escreveu.
A turma inteira agradece-lhe pelo que fez por nós. Nas aulas puxa muito por nós para termos um futuro muito bom.
Eu, a partir de agora, farei tudo para ter um futuro melhor e estudarei muito.
Muitos beijos de um aluno seu,
Rui
Eu ao longo do ano realizei muitos trabalhos em que podia estudar. Por isso vou acontecer à professora por me ter dado essas fichas e a compreender melhor a matéria dada. Também vou agradecer à minha prima por me ter ajudado em condições em casa. Eu acho que realizei alguns trabalhos em condições mas alguns, mais ou menos.
A minha professora explica muito bem a matéria, só não percebe quem não está atento porque se se estiver bem atento, percebe-se melhor do que se se ler no livro. Cada vez que entrava numa aula de Língua Portuguesa sabia que ia viver uma nova aventura e que as aulas todas eram como se tivessem sido uma aventura nova que tinha acabado de descobrir eu e de certeza os meus outros colegas.
Se nos tivesse calhado outra professora de certeza que não tínhamos vivido esta aventura, pois esta professora é espectacular, é poeta e professora ao mesmo tempo. Ela quase não tem tempo para fazer os testes mas fá-lo por nós.
Obrigada professora.
Sónia
Olá minha querida professora
O trabalho todo que fiz no ciclo foi muito fixe e foi divertido. Falámos de várias coisas, tipo os pronomes, os adjectivos, os nomes, os advérbios e as conjunções. O mais interessante foi falar das classes e subclasses dos nomes; as subclasses dos nomes são os colectivos, abstractos, comuns e próprios.
Também lemos um livro que foi divertido que foi o “Abecedário maluco” de Luísa Ducla Soares (numa aula de apoio) e então ao lermos o livro, a professora fez-nos algumas perguntas e esteve a falar connosco e a professora disse para fazermos uma pequena apresentação.
Já estava quase a acabar as aulas, só faltavam duas semanas para as férias da Páscoa. A professora tinha marcado os TPC para as férias mas a professora marcou ler outro livro à nossa escolha durante as férias.
Um grande abraço para a minha querida professora!
Tiago
Professora Odete
Eu gostei muito de estar consigo estes dois anos. No primeiro ano nós criámos um blogue chamado “ Blogando pelo Português “. Colocámos uma fotografia da turma no blogue.
No segundo a professora insistiu connosco para que ficássemos mais do que preparados para as. provas de aferição. Lemos dois livros , o primeiro foi o “Ulisses” e o segundo, que ainda estamos a ler, é o “Principezinho”.
Em relação à matéria que nos deu, trabalhámos bem os pronomes, os determinantes, os verbos transitivos e intransitivos, funções sintácticas e análise morfológica. Eu tinha alguns objectivos, mas, por agora, só sei que consegui atingir alguns deles. E por agora vou tentar realizar os outros dois que é ter A na prova de aferição e ter 5 no final do ano.
Gostei muito das suas aulas e vou ter muitas saudades suas. Espero que nos possamos comunicar.
Tomás Pinto
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