quinta-feira, 14 de julho de 2011

Sejam felizes, mas cumpridores...

"Sejam felizes, mas cumpridores!". Assim me despedi da turma com a qual trabalhei dois anos.
"Obrigado" e uma salva de palmas foi a sua resposta.

Nesta semana, fomo-nos despedindo, aos poucos; actividades com mais tempo de realização, postagens no blogue da turma, visionamento de vídeos, análise dos resultados das provas de aferição, preenchimento da ficha de auto-avaliação...
Apesar de ser a última aula (coincidindo o Português e o Estudo Acompanhado), não foi pacífica. Houve momentos de irritação, afinal gerir conflitos não é fácil, apesar de tanto se ter trabalhado sobre este constrangimento numa relação comunicacional saudável.

Teoricamente sabem, na prática a emoção salta em primeiro lugar e a agressividade parece estar sempre latente...
Contudo, após uns momentos de auto-controlo (se necessário isolando-se dos olhares da turma), conseguem perceber a sua atitude e enfrentar, com serenidade, o que for necessário para a (sua) pacificação.

Só então, somos capazes de olhar novamente nos olhos e mostrar os sorrisos com que queremos marcar uma despedida. Neste caso a de um ciclo de estudos, mas pode servir perfeitamente para qualquer uma, ainda que o coração chore e as lágrimas rolem, incontidamente...São salgadas, como impedi-las de se juntaram ao largo mar da vida?

Nota: este texto  foi postado no dia 21 de Junho de 2011 no meu blogue pessoal. Contudo, para fechar um ciclo de trabalho com esta turma, resolvi também colocá-lo neste. Não é uma despedida. De vez em quando virei cá postar qualquer coisa. Qualquer um dos alunos, poderá enviar, no próximo ano lectivo, algum texto para o meu mail, não se encerrando, assim, este VOSSO blogue...

Entretanto, descansem! Mas da leitura, NÃO!
Até qualquer dia! Beijinhos :)

Sem comentários:

Enviar um comentário