quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Novo ano letivo, um registo em atraso

            5 de Outubro. Retomámos o ano letivo a 15 de Setembro. Escrevi um post sobre intenções de estratégia para os alunos que me fossem atribuídos. Não se me afigurava nenhum perfil de turma mas fosse qual fosse, era assim que queria experienciar algo de substancialmente diferente das ditas (e gastas) apresentações que, certamente, redundarão em fastidiosas para os alunos, após a repetição de estratégias idênticas. É uma das minhas características: estar de um lado, o meu lado, mas, como se fosse omnipresente, estar do lado de lá, incorporando cada um daqueles seres que sempre se sentem expectantes face a um novo(a) professor(a).
            Face a experiências adquiridas e assimiladas pelo natural processo de questionamento e reflexão, quer pessoais, quer profissionais, a estratégia pensada passaria por algo deste género: os meus alunos teriam de ficar capacitados que iriam ser os melhores alunos do seu ano; ao seu lado do estaria uma “corredora de fundo”, logo seria uma estupidez da sua parte não tirar proveito deste recurso.
            Eis senão quando, num blogue que visito regularmente, me deparei com uma referência “ao poder da acreditação”. De imediato a estratégia pensada, encontrara algo que se me afigurava como tremendo, para o tal pontapé de arranque. Um vídeo, real, cujo protagonista, sendo um menino ainda pequeno, se apresentava poderoso. Pedi autorização para o usar. Concedida, com todo o prazer…
            Primeira aula de Português. Entrada na sala. Alunos que se podiam sentar onde quisessem (mais tarde haveria tempo para definir algumas regras, sempre mínimas, mas que faço cumprir escrupulosamente). Apenas um breve cumprimento.  Alunos com um ar um tanto atarantado…
Após os recursos estarem ligados, projeção do vídeo (2/3 vezes). Seguiu-se a fase da sua discussão, entre os alunos. Sempre com a mínima intervenção, escreveram, após, o que quiseram, num quarto de folha, entretanto distribuída. Ilustraram, os que assim entenderam. Em seguida, cada um veio ler o que escrevera, havendo, então, lugar à apresentação mútua. Surgiu um episódio curioso e hilariante: um dos meninos, nesse cumprimento de boas-vindas, inclinou-se e beijou, respeitosamente, a mão da professora. Sim, repetiu-se a cena para registar em foto o momento. O clima que pretendia estava criado. Queria-os convencidos da sua capacidade e da competência relacional da sua professora. O caminho, que sempre está pejado de pedras, ficaria mais limpo, as pedras mal seriam notadas ou chutadas para canto.
O vídeo  que ficou conhecido como “O poder da acreditação”, é te tal modo cativante
 http://www.youtube.com/watch?v=OVKb6ZwEqxU&feature=player_embedded que provocou reacções de espanto, de auto-motivação e vontade. Do que foi escrito, tudo deveria ser transposto para este post. Sendo impossível, optei por um bilhetinho que retratará o efeito que provocou.


 
Obrigada, Rui, (http://coisas-da-fonte.blogspot.com/) avô orgulhoso deste menino prodigioso, pela forma como nos dá uma lição de vida…
Odete Ferreira

13 comentários:

  1. Gostei muito deste género de apresentação!
    Carolina

    ResponderEliminar
  2. Éu sou Nuno filipe gosto desta turma!!!

    ResponderEliminar
  3. Que remedio tens!?Nuno Filipe,não te dão outra truma ha,ha,ha...
    De:Laeticia.

    ResponderEliminar
  4. Ola adoro esta setora,parabens atrasados.
    Rita

    ResponderEliminar
  5. gostei dsta apresaentação mas gosto mais da minha professora de portugues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. maos ao ar a aqui um intruso!
      de:liliana

      Eliminar
    2. deixa la a mais pessoas que gostam do blog
      de:tatiana

      Eliminar
    3. nunca a prof e so nossa isto e um caso para a agente liliana gomes e tu vais-me ajudar.
      e mais nada!
      de:liliana

      Eliminar
    4. sabes que a professora ja teve outras turmas e pode ser alguem das outras turmas que ela ja teve. precebeste?
      de:tatiana

      Eliminar
    5. prof mas na atualidade !ok?
      aprende que eu nao duro sempre!
      de:liliana

      Eliminar
    6. eu posso aprender com muita gente mas não contigo
      de:tatiana

      Eliminar
  6. odoro este tipo de apresentaçao mas gosto ainda mais da minha professora de portugues
    de:tatiana

    ResponderEliminar
  7. Nota da professora:
    - corrijo os erros, por ordem dos comentários:remédio, Eu, parabéns, turma, desta, português, mãos, lá, há, é, só, já, alguém, Adoro, Apresentação, português;
    - volto a repetir que têm que iniciar a frase com letra maiúscula.

    ResponderEliminar